País de Gales

Enquanto os demais países do Reino Unido tem o inglês como o idioma oficial, Gales incluiu o diferente Welsh (o galês).

O nome do país em galês é Cymru, em inglês é Wales. A capital é Cardiff.

Gales possui 641 castelos.

Cardiff

Cardiff é compacta, fácil para passear caminhando. Civilidade é sinônimo do povo. Um exemplo: O Castelo de Cardiff empresta um fone informativo. O uso é na confiança. Não precisa assinar nada, nem deixar documento.

A capital, de 1955, é a mais nova da Europa e continua crescendo. A revitalização da Baía de Cardiff tem dado resultados. A Mermaid Quay é point de beber, comer e se divertir.

A capital é destino de compras. As arcadas vitorianas são galerias com luz natural repletas de lojas.

A Cardiff HM Prision, ao lado de vários bons hotéis, mais parece ponto turístico. Abriga 750 presos.

Se perdido, tem sempre alguém para ajudar e logo mostra como chegar ao Millenium Stadium, casa do rúgbi, o esporte nacional ou ao Walles Millenium Centre, que tem rica programação cultural.

Para fãs de arte, o Museu Nacional. Para mais castelos, dois estão nos arredores. O Castelo Coch está na lista de construções históricas da Grã-Bretanha. É como se fosse tombado e, na sua estrutura, ninguém pode mexer.

No alto da colina, já foi cenário de filmes, igualmente famoso o Castelo Caerphilly é o segundo maior da Grã-Bretanha e fica apenas atrás do Castelo de Windsor. É diferente porque é concêntrico e está em terreno baixo. E o castelo tem uma torre que rivaliza e supera a de Pisa, na Itália, por sua grande inclinação.

Shrewsbury

Seguindo rumo ao norte de Gales, parando em Shrewsbury, a estação de trem de 1848 tem uma arquitetura no estilo tudor. Ao deixá-la chega-se a um burgo medieval com 600 construções originais no centro histórico. Duas se destacam: a Abadia, de 1083 e a outra é um castelo. Em Shrewsbury admire as vielas, o mercado coberto e a iluminação noturna.

Llandudno

É um cenário de filme de romance. Enormes rochedos, belas mansões numa sequencia infinita por um calçadão que convida a caminhar, um píer majestoso com vista para um mar sem fim.

Conwy

A vila de Conwy está a 15 minutos de Llandudno de ônibus. Um cenário com marina, pontes e castelo que dá vontade de morar. Lá está a menor casa da Grã-Bretanha: 1,8 por 3 metros e foi habitada até o séc. 16. Hoje é ponto turístico.

Chester

A cidade de Chester tem castelos, ruínas romanas e um relógio, o Eastgate Clock, o segundo mais fotografado do mundo, depois do Big Ben.

A principal rua de Chester oferece dois andares de comércio.

 

Gales vale a pena: a alimentação é acessível, hotéis tem bons preços, é barato circular, tem um povo amável e é claro, muitos castelos.

Quando ir?
Entre maio e setembro faz calor e os dias são longos: só começa a escurecer por volta de 22h. Evite ir entre outubro e março, quando é frio, chove e os dias são curtos.

Tempo sugerido do roteiro: 8 dias
Nível de interesse: ✰✰✰✰✰

 

 

 

 

 

Deixe um comentário