San Diego

A cidade é a síntese da variedade de paisagens do Estado Dourado: tem um punhado de praias, é delimitada pela imensidão do Deserto de Sonora e vizinha de porta do México. Na prática, num mesmo dia dá para aproveitar a orla, fazer passeios de quadriciclo no deserto e ainda curtir a noite em Tijuana. Se bem que nada disso é necessário: a própria cidade tem atrações tão numerosas quanto variadas.

O centro velho é um labirinto de casinha e adobe dispostas ao redor da igreja e das demais instalações da missão, a primeira estabelecida pelos padres franciscanos no Estado, em 1769. A arquitetura é um lembrete de que o México é logo ali, e o aglomerado de restaurantes de culinária do país, na área vizinha, só reforça isso. As construções nesse estilo, porém, estão confinadas a essa porção da cidade.

Também uma região histórica, o Gaslamp Quarter cresceu a partir dos anos de 1870 em um trecho à beira-mar e ali não se vê nada além de elegantes  prédios vitorianos e os lampiões de gás que dão nome à área.

3760017698_9516d7d6fa_b

Os núcleos históricos são um belo e animado apelo para atrair visitantes, mas não conseguem fisgar turistas como o San Diego Zoo, indiscutivelmente a atração numero 1 da cidade e uma lição prática sobre como deveria ser um zoológico. No complexo, lagoas geladas, braços de savana e trechos de floresta tropical coexistem, com espaço de sobra para que quatro mil animais possam correr, saltar e até se arrastar por aí.

Os pandas, as estrelas da casa escalam árvores, enquanto ursos polares  nadamem um imenso lago. O zoológico é só o miolo do estratosférico Balboa Park, complexo com 16 museus e institutos de arte, três teatros, jardins de um vaivém ininterrupto de turistas e excursões escolares.

As ruas de La Jolla, bairro mais luxuoso de San Diego, parece viver em uma baixa temporada sem fim. Não abra mão de uma caminhada tranquila por essa região, recolhida no alto de falésias, com vista para o Pacífico. Nesse bairro ficam os melhores restaurantes da cidade.

Estando na cidade, não deixe de explorar as cervejarias artesanais, caminhar pelo Píer de San Diego e passear pelas lojinhas a céu aberto de Seaport Village.

Tempo sugerido do roteiro: 2 dias
Nível de interesse: ✰✰✰

Deixe um comentário