De Florença a Roma pela Via Áurea

Fiesole

Está a 13 km de Florença e pode ser alcançada de ônibus. Se esse for o caso, pegue o ônibus número 7 na Piazza San Marco. Compre a passagem antes de embarcar numa banca de jornal ou tabacaria pois na Itália não há cobrador dentro do transporte público.

Em Fiesole a grande atração é o Museu Arqueológico, com ruínas de um anfiteatro e de termas romanas. A entrada de € 10 (preço em junho de 2014) inclui ainda a visita ao museu coberto, que expõe peças etruscas e esqueletos de guerreiros e princesas longobardas, povo que migrou, nos séc 1° e 2°, da Alemanha pra Itália.

Já no renascimento Fiesole foi o lugar em que florentinos ricos construíram suas elegantes vilas, com um tipo de arquitetura única.

1024px-Florenz-Fiesole_Theater
Anfiteatro em Fiesole

Populonia

O vilarejo está a cerca de 2h de Florença. Ele fica no fim de uma subida estreita e tortuosa.

Do alto da torre da vila, estrutura que faz parte dos parques e museus arqueológicos de Val di Cornia, já se vislumbra a baita beleza desse lugar a beira-mar. Mas de todas as atrações locais, é a Necropoli delle Grotte a mais interessante.

A Necropoli delle Grotte está localizada nas colinas e com vista para o Golfo de Baratti, essas ruínas abrigaram túmulos etruscos escavados na rocha que estão em perfeito estado de conservação. A visita exige uma caminhada de 40 minutos de subida. Como a trilha não é muito curta, leve água e use sapatos confortáveis.

populonia-526579_1280
Cetrinho de Populonia

Monte Argentário

Ostenta aprazíveis áreas verdes e praias praticamente desertas. Essa formação rochosa avança sobre o mar e ao seu redor ficam as minúsculas, graciosas e coloridas vilas de Porto Ercole e Porto Santo Stefano. Delas partem barcos para as ilhas vizinhas di Giannnutri e del Giglio (essa última ganhou os holofotes do mundo quando o navio Costa Concordia naufragou em seu entorno em janeiro de 2012).

No Monte Argentário, Porto Ercole é a mais refinada das duas cidadezinha. Já Porto Santo Stefano tem um quê de bagunçada, mas ainda assim é muito charmosa e, assim como a vizinha é contornada por fortalezas construídas no início do século 17.
Informe-se no balcão de informações turísticas que fica na entrada de Porto Santo Stefano sobre como chegar a Cala Grande, Cala del Gesso e Cala Piccola, as praias do pedaço. O percurso é pela Panoramica, como é conhecida a provincial 45, estrada que leva a una sequência de vistosas faixas de areia.

Desbrave também a região que guarda a Reserva Natural Duna Feniglia, onde os cervos são protegidos e automóveis proibidos.

Para se ter uma idéia da peculiar geografia dessa parte da Itália, é bacana subir, de carro, até o Convento dei Frati Passionisti, construído em 1737 pelo religioso Paulo Danei Massari, canonizado em 1867 sob o nome de São Paulo da Cruz. Um panorama diferente, mas não menos bonito, se delineia em Cosa, parte de Orbetello, cidade localizada em terra firme, do outro lado do Monte Argentário.

Fundada em 273 a.С., Cosa guarda as ruínas de um fórum (centro político dos romanos) e de uma acrópole, destinada ao culto dos deuses. Só se chega a essa atração de carro e, tão gostoso quanto o tempo passado ali, namorando a paisagem, é a chance de caminhar
em meio às ruínas, praticamente isoladas e circundadas por parrudas oliveiras, as quais facilmente já passaram dos 300 anos.

port-city-226515_1280
Porto Ercole no Monte Argentário

Tarquinia

Tarquinia é outra cidade que remonta à época dos etruscos. Se você for até lá num sábado, terá a felicidade de encontrar uma feira, no centro do município, com produtos artesanais típicos da região, como o queijo pecorino, feito com leite de cabra.

Já parte da região do Lácio, Tarquinia é o endereço da bela Igreja de Santa Maria in Castello, uma joia medieval que, datada de 1121, ainda conserva elementos originais
dessa época, como os mosaicos que enfeitam o piso. Fora dos altos muros que protegiam a cidade contra invasões na Idade Média, a necrópole etrusca local é considerada
Patrimônio da Unesco e impressiona pelos afrescos que resistem nas paredes que revestem os antiquíssimos túmulos. Ainda há um museu para ser visto por ali, e a en
trada custa 8 euros, sem guia.

De Tarquinia são mais 72km de Via Aurélia e pronto: você chegará aos domínios da magistral capital italiana, Roma.

Para saber mais sobre Roma visite o post do blog Diário de uma Viajante: Roteiro e Dicas Práticas: 3 dias em Roma.

Deixe um comentário